Classes comercial e industrial

A rápida difusão de tecnologias de geração distribuída nos comércios e nas indústrias é esperada por custos evitáveis, lógica de investimentos e disponibilidade de área útil.

Por representar segmento importante para o equilíbrio das companhias distribuidoras, a janela de oportunidade aberta para Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede (SFCR) não será tão duradoura quanto para o segmento residencial.

A duração da janela de oportunidade dependerá da dinâmica regulatória e os planos de crescimento em vendas de SFCR dependem do conhecimento acumulado pela Solar Fintec no assunto.

A evolução de vendas de SFCR tem sido rápida em Goias, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Fonte: Solar Fintec, a partir da ANEEL.

No Rio de Janeiro, escolhido como protótipo para verificação das tecnologias Solar Fintec, o número de unidades comerciais e industriais com SFCR situava-se pouco acima de 500 em novembro de 2020.

A Solar Fintec identificou entre 2.000 e 4.000 potenciais consumidores comerciais e industriais com viabilidade técnico-econômico-financeira e qualidade de crédito, o que pode representar carteira de cerca de R$ 400 milhões com risco muito baixo.

Distribuição espacial de unidades consumidoras comerciais potenciais segundo rating da Solar Fintec no município do Rio de Janeiro

Distribuição espacial de unidades consumidoras comerciais potenciais de acordo com atividades econômicas selecionadas no município do Rio de Janeiro